Você já teve ou já viu alguém com aquela bolinha na pálpebra ou na parte inferior dos olhos? Muitas pessoas a confundem com Terçol, pois são muito semelhantes. Contudo, são diferentes.
O Calázio é uma inflamação da glândula de Meibômio localizada na região dos cílios que tem a função de produzir a lubrificação para evitar o olho seco. Com a inflamação, essa glândula entope e a secreção que deveria sair permanece no local e torna-se endurecida, parecido com um carocinho nos olhos.
Quais os Sintomas do Calázio?
O calázio inicia com um inchaço, vermelho na região, dor na pálpebra e ao piscar você sente que tem alguma coisa incomodando.
Com o passar dos dias, a dor e o incômodo passaram, porém a bolinha se cristalizou e permaneceu no local. Mesmo quando deixa de ter sinais inflamatórios, o calázio pode aumentar ou diminuir de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não consegue ser eliminada e, dependendo da dimensão em que chegar, pode afetar a visão do paciente.
Quais os tratamentos para o Calázio?
O calázio pode alterar a curvatura da córnea, se for grande e localizado na pálpebra superior, ocasionando o astigmatismo. Por isso, é fundamental que o oftalmologista seja procurado para que seja feito o tratamento adequado o quanto antes.
A grande maioria dos casos se iniciam como terçol, que é uma inflamação aguda, e podem sair sozinhos nos primeiros dias após a inflamação, sendo necessário que o paciente utilize colírios específicos para esse tipo de inflamação e faça compressas de água morna no local(36°-37°).
Em outros casos, o calázio pode permanecer mesmo depois do tratamento medicamentoso, sendo necessário como último recurso a Cirurgia de Calázio.
Como é feita a Cirurgia de Calázio?
A cirurgia de Calázio é bem simples. Aplicamos uma anestesia local através de colírios. A incisão é na parte interna do olho com objetivo de não deixar cicatriz externa. Após a remoção do calázio e a finalização da cirurgia, o paciente recebe o curativo que deve ser removido apenas 6 horas depois de acordo com a orientação médica.
Pós-operatório:
Mantenha-se em repouso pelo período de 48h;
Evite traumas e batidas na região do procedimento;
Use colírios prescritos pelo médico;
Faça compressas mornas regularmente;
Não use maquiagem e lentes de contato por cinco dias;
Atividades físicas intensas devem ser evitadas por 15 dias;
A vista fica um pouco embaçada nas primeiras 48h, por isso tome cuidado ao andar rapidamente.
Agora que você já sabe sobre como é simples remover o calázio que tanto te incomoda, agende sua avaliação para a remoção do calázio. Clique aqui e saiba mais!
Responder
Olá! Vamos agendar uma consulta?
Dra.Cintia Santini Oftalmologista
Seja bem-vinda(o)!
Vejo aqui que você tem uma dúvida para sanar!
Vamos agendar uma consulta completa para resolver esse problema?