CIRURGIA DE PTERÍGIO

O que é pTERÍGIO?

Já ouviu falar de “carne crescida nos olhos”? 

O Pterígio é o crescimento de uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila e prejudicar a visão.

Dependendo da gravidade e do avanço da doença, é possível observar distorção e alterações na córnea que podem levar ao astigmatismo severo e ao uso de óculos de grau. 

Ao se deparar com sintomas como ardor, vermelhidão nos olhos, embaçamento, lacrimejamento e irritação, procure um oftalmologista de sua confiança.

O que causa o Pterígio?

As causas do Pterígio são diversas, mas os principais fatores são a exposição excessiva ao sol, vento, poeira, ressecamento do olho, fatores genéticos entre outros. 

Qualquer agente que possa causar inflamação da esclera(parte branca) e da conjuntiva(membrana) pode ser agente causador do pterígio. Por isso, usar óculos de sol com garantia de proteção UVA e UVB, viseira e óculos de proteção para outras situações onde há riscos de poeira e vento.

Para quem é indicado a Cirurgia de Pterígio?

Apesar de não ser uma doença considerada grave inicialmente, geralmente em casos pequenos de pterígio, que apresentam sinais leves, o tratamento pode ser feito com medicamentos para alívio dos sintomas.

Já em casos mais avançados ou quando há um desconforto constante causado pela reação inflamatória, a cirurgia de Pterígio é indicada.

Como é feita uma Cirurgia de Pterígio?

A cirurgia de pterígio é um procedimento pouco complexo que tem a duração média de 30 a 40 minutos. 

É aplicado a anestesia local através de colírio. Em seguida é removido o tecido carnoso que se formou na membrana do olho. 

Havendo necessidade, é realizado o transplante de conjuntiva ou utilizamos uma cola especial para fixar o tecido do olho.

Quais os cuidados no pós-operatório da Cirurgia de Pterígio?

A

Após a realização da cirurgia, o paciente é liberado  no mesmo dia, podendo voltar para casa, sem necessidade de internação. Além disso, é fundamental que o paciente utilize os colírios prescritos. Não coçar os olhos também é importante.

Você tem coceira, ardência, lacrimejamento e vermelhidão nos olhos que te impedem de ter uma vida produtiva?

Então agende uma avaliação clicando aqui e inicie o seu tratamento!

Quem sou Eu
Responder
Olá! Vamos agendar uma consulta?
Dra.Cintia Santini Oftalmologista
Seja bem-vinda(o)!

Vejo aqui que você tem uma dúvida para sanar!

Vamos agendar uma consulta completa para resolver esse problema?